Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2000 - 11h42

Suíça não sabe se Fujimori tem contas secretas em bancos

Publicidade

da Reuters
em Berna (Suíça)

Autoridades suíças não têm provas de que o ex-presidente peruano Alberto Fujimori ou seus associados tenham depositado qualquer quantia nos bancos suíços, disse o governo suíço hoje.

Mas confirmaram a existência de cerca de US$ 70 milhões (cerca de R$ 136,8 milhões) em contas em bancos suíços ligadas ao ex-chefe do serviço secreto peruano e ex-assessor presidencial, o fugitivo Vladimiro Montesinos. As contas foram congeladas enquanto autoridades esperam de Lima um pedido formal de assistência legal em uma investigação de lavagem de dinheiro.

Quatro membros do Parlamento suíço perguntaram ao governo se havia planos de congelar qualquer conta de Fujimori no país como medida de precaução com relação ao inquérito de promotores de Zurique sobre o assessor de Fujimori.

"Com relação a Alberto Fujimori e seus associados, o Conselho Federal (gabinete) nota que não existe indicação no presente que poderia sugerir a presença de tais recursos na Suíça", disse o ministério das Finanças em um comunicado.

Investigadores de Zurique estão examinando se o dinheiro nas contas de Montesinos vieram de comércio de armas entre o Peru e a Rússia. A Suíça convidou o Peru para pedir por assistência legal no caso e, assim, conseguir acesso a documentos bancários suíços.

Montesinos, cujo paradeiro ainda é desconhecido, foi o conselheiro mais próximo de Fujimori durante uma década e está no centro do escândalo sobre subornos a legisladores que forçou o ex-presidente do Peru a renunciar no mês passado.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página