Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2000 - 18h21

Conheça os integrantes do governo George W Bush

Publicidade

da France Presse
em Austin (EUA)

O presidente norte-americano eleito George W Bush contará em seu governo com vários funcionários que já trabalharam para seu pai, quando era presidente.

Veja a lista de integrantes do futuro governo:

Vice-presidente
Richard Cheney, 59 anos.
Companheiro de chapa de Bush, ex-representante por Wyoming, Richard 'Dick' Cheney trabalhou durante o governo de Bush pai como Secretário de Defesa e dirigiu as operações norte-americanas no Panamá em 1989 e durante a guerra do Golfo em 1991.

Secretária de comunicação
Karen Hughes, 43 anos.
Foi responsável pelo setor durante a campanha eleitoral, e será encarregada de redigir os discursos do presidente.

EQUIPE DE POLÍTICA EXTERNA

Secretário de Estado
Colin Powell, 63 anos
General negro, ex-chefe do Estado Maior do Exército americano, personalidade extremamente popular da ex-equipe de Bush pai, dirigiu as operações militares durante a guerra do Golfo.

Nasceu a 5 de abril de 1937 em Nova York, filho de uma costureira e um perito contador vindos da Jamaica, Colin Powell foi o general mais jovem e o primeiro negro a aceder ao cargo de chefe de Estado Maior inter-armas, depois de ter trabalhado na Casa Branca como assessor para Assuntos de segurança.

Secretário de Segurança Nacional
Condoleezza Rice, 46 anos.
Especialista em assuntos da Europa do Leste e em controle de armamentos, esta mulher negra também fez parte da administração de Bush pai, trabalhando no Conselho Nacional para a Segurança (NSC).

É a primeira vez que uma mulher assume a liderança do NSC, um organismo ligado diretamente à Casa Branca e que é encarregado de aconselhar o presidente dos Estados Unidos sobre política externa e segurança nacional.

EQUIPE ECONÔMICA

Secretário do Tesouro
Paul O'Neill, 65 anos
O'Neill deixa este mês a direção da Alcoa, indústria número um do alumínio nos Estados Unidos, depois de mais de 13 anos nessa empresa, onde trabalhou de 1987 a 1999 como diretor geral e, depois, como presidente desse grupo que possui 140 mil empregados e que fatura US$ 21 bilhões anuais.

À frente do Tesouro, estará encarregado de fazer aprovar pelo Congresso o programa de redução de impostos de US$ 1,3 bilhão em 10 anos, como o prometido por Bush durante a campanha eleitoral.

Bush deverá anunciar ainda hoje os nomes dos titulares das Secretarias de Comércio, Agricultura, Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página