Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2000 - 21h18

Ministro quer limitar entrada de estrangeiros na Alemanha

Publicidade

da Deutsche Welle

O ministro alemão do Interior, Otto Schily, fez severas críticas ao abuso do asilo político na Alemanha. Ele considera inaceitável que estrangeiros "se instalem na Alemanha quando bem entenderem, para abusar do direito de asilo".

Em entrevista ao jornal francês Le Figaro, Schily reclamou dos estrangeiros que se utilizam deste direito para conseguir uma autorização de permanência provisória e depois apelam a todos os meios jurídicos para prolongar o visto.

Os pedidos de asilo não seriam o problema, na opinião do ministro, pois o trâmite demora apenas três meses. No entanto, 80% dos requerentes com pedidos indeferidos entram com recurso na Justiça. Em segunda instância, 90% dos pedidos são recusados, mas o processo pode demorar anos.

O resultado é que a Alemanha abriga atualmente 500 mil estrangeiros que não conseguiram asilo político, mas mesmo assim não podem ser extraditados para seus países de origem. Para o ministro do Interior, esta situação é inaceitável.

Schily declarou que a maioria dos alemães já é da opinião de que existem estrangeiros demais no país. Ele mesmo acha que deveria haver um limite máximo de imigração. "Temos que fazer jus à capacidade de integração da Alemanha", ressaltou ele.

O ministro social-democrata defende a criação de uma política de imigração européia unificada, com normas claras e viáveis e medidas mais rígidas de controle da imigração ilegal
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página