Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2000 - 18h40

Bush terá manifestação contra a pena de morte no dia da posse

Publicidade

da France Presse
em washington

Diversas associações convocaram hoje para o próximo dia 20 de janeiro, em Washington, uma manifestação contra a pena de morte e a política externa americana para o Iraque.

Nesse dia, o presidente eleito George W. Bush receberá a faixa presidencial do presidente Bill Clinton. "Será uma manifestação gigante", disse em entrevista à imprensa Brian Becker, do Centro de Ação Internacional. "Encerrará uma semana de atividades pacíficas", acrescentou Adam Eidinger, coordenador do Movimento Ação e Justiça.

"Milhares de pessoas virão" dos 50 Estados da União, segundo Becker, que advertiu a polícia contra qualquer tentativa de intimidação ou marginalização.

Os organizadores dizem que solicitaram muitas autorizações para a concentração
e que até agora não receberam resposta. Os manifestantes esperam misturar-se à multidão que assistirá à cerimônia de passagem de poder.

Os grupos protestarão particularmente contra como Bush aplicou a pena de morte no Estado do Texas, assim como contra a agressiva diplomacia norte-americana em relação ao Iraque, com consequências dramáticas para sua população, segundo os organizadores.

Os ativistas afirmaram que contam com o apoio dos Verdes, dos democratas e até dos republicanos.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página