Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2000 - 07h01

Saúde do papa João Paulo 2º altera celebração natalina

Publicidade

das agências internacionais

O papa João Paulo 2º vai celebrar a cerimônia de Natal na praça de São Pedro, não na galeria da basílica de São Pedro, como é tradicional, de acordo com o monsenhor Piero Marini, mestre-de-cerimônias.

Marini, que auxilia o papa nas celebrações litúrgicas, disse que a distância entre o apartamento privado do líder da Igreja Católica e a galeria, de cerca de 500 metros, é "longa demais" para que João Paulo 2º, 80, possa percorrê-la, devido à sua dificuldade de caminhar. Por causa disso, vai falar sobre o nascimento de Jesus Cristo e pronunciar a mensagem de Natal "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo) na praça de São Pedro.

Para chegar à galeria, que se encontra no centro da fachada da basílica de São Pedro, o papa deveria percorrer as salas de Rafael, descer um andar de elevador e atravessar salões ducais e reais para chegar à sala das bênçãos construída sob o átrio do templo, por meio da qual se chega à galeria.

Para o líder católico, será mais cômodo e simples ir à praça de São Pedro de carro, de modo que poderá saudar os fiéis em seu papamóvel.

A saúde frágil do papa, que sofre de mal de Parkinson, vem alimentado rumores de que ele estaria pensando em apresentar sua renúncia no início do ano que vem.

O monsenhor Marini comentou ontem, em entrevista coletiva, as próximas cerimônias programadas pelo papa por ocasião do Natal, do Ano Novo e do encerramento do Jubileu do ano 2000, em 6 de janeiro.

Após o Natal, o líder católico vai descansar alguns dias numa cidade a cerca de 30 km de Roma antes de voltar ao Vaticano, em 31 de dezembro. À meia-noite desse dia, ele vai conduzir "a primeira bênção do terceiro milênio", segundo o monsenhor Marini.

No dia seguinte, o papa deve celebrar na praça de São Pedro a missa pelo Dia Mundial da Paz.

Porta Santa

No dia 6 de janeiro, o papa fecha a Porta Santa, usada em anos de Jubileu, durante uma cerimônia bastante simples, semelhante à realizada em dezembro de 1999.

Um muro de ladrilho e cimento será construído, após algumas semanas, atrás da Porta Santa. Dentro dele será colocado um cofre de bronze, realizado pelo escultor alemão Matthias Marie Heiermann, com as medalhas de ouro, prata e bronze do pontificado de João Paulo 2º (eleito em 1978), com um documento oficial que comprova a abertura e o fechamento da porta pelo papa.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página