Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2000 - 10h05

Começa eleição na Sérvia; 6,5 milhões vão às urnas

Publicidade

da Reuters
em Belgrado

Os sérvios saíram de casa para votar no sábado nas eleições que, espera-se, expulsem do governo os socialistas do ex-presidente Slobodan Milosevic, impeçam que ele tenha esperanças de um retorno ao poder e estabeleçam uma nova direção do país rumo à democracia.

A votação começou com um clima frio às 7 da manhã (4h em Brasília). Perto de 6,5 milhões de eleitores poderão votar até as 20h em 8.700 colégios eleitorais em toda a Sérvia, a principal república da Iugoslávia.

Os primeiros prognósticos da eleição serão conhecidos hoje, à meia-noite.

Milosevic foi derrubado por um levante popular em outubro depois de ter perdido as eleições para a presidência federal da Iugoslávia e o parlamento -e ter se recusado a aceitar a derrota.

Todas as pesquisas de opinião apontam que os sérvios votarão massivamente para tirar os socialistas de Milosevic do panorama político de uma vez por todas.

A Oposição Democrática da Sérvia, do novo presidente Vojislav Kostunica, deve vencer as eleições com 60 a 80 por cento dos votos -mais do que Milosevic conseguiu em 13 anos no poder. Isso daria a Kostunica um forte domínio sobre o governo sérvio, o centro-chave do poder na Iugoslávia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página