Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2000 - 18h27

Futuro premiê sérvio promete julgar Milosevic

Publicidade

da Deutsche Welle

Após a vitória da oposição democrática na Sérvia, o designado premiê Zoran Djindjic prometeu levar aos tribunais o ex-chefe de Estado iugoslavo Slobodan Milosevic.

Djindjic afirmou hoje que Milosevic deverá ser responsabilizado por todos os seus atos "desde corrupção, crime, fraude eleitoral até ordem para matar".

Depois de apuradas 90% das urnas, a Oposição Democrática Sérvia, de Zoran Djindjic, terá 176 das 250 cadeiras do futuro parlamento. O Partido Socialista de Milosevic formará a segunda maior bancada, com 37 deputados. O Partido Radical, ultranacionalista, elegerá 23 deputados e o Partido da Unidade Sérvia, 14.

O chanceler alemão Gehard Schroeder enviou mensagem ao futuro premiê sérvio, prometendo ajudar no processo de reformas. Schroeder disse estar confiante que Djindjic dará continuidade ao processo de recuperação econômica e democratização do país, iniciado no mês de outubro.

"É preciso também acelerar o processo de reconciliação com os países vizinhos", afirmou o chanceler alemão.

Djindjic prometeu uma investigação sobre Milosevic, cujo resultado poderá levar à prisão do ex-chefe de Estado iugoslavo.

E disse textualmente: "Milosevic não é nenhuma vítima; é um criminoso." O futuro premiê iugoslavo prometeu também exonerar Rade Markovic, chefe da polícia secreta iugoslava.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página