Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2000 - 20h35

América do Norte vê primeiro eclipse solar em Natal desde 1628

Publicidade

da Reuters
em Washington

O sol, a lua e a Terra entraram em linha para o primeiro eclipse solar parcial na América do Norte em um Natal desde 1628.

Cientistas alertaram contra o perigo de observar o fenômeno diretamente com os olhos, citando os riscos de danos permanentes na retina.

O eclipse acontece quando a lua transita entre a Terra e o sol, fato que ocorreu no final da manhã no hemisfério Norte do continente norte-americano.

No ponto máximo do eclipse, por volta das 15h23 (horário de Brasília), cerca de 72% do sol estava coberto ao Norte do Canadá. No Nordeste dos EUA, aproximadamente 60% da luz ficou bloqueada. Os moradores ao Sudoeste dos EUA viram apenas 20% do sol coberto.

O eclipse também foi visível no México, América Central e Caribe, disse Fred Espenak, especialista da Administração Espacial e Aeronáutica Nacional do Centro de Vôo Espacial Goddard.

O próximo eclipse solar a acontecer em um dia 25 de dezembro será em 2307, na costa-oeste da África, de acordo com os cálculos do site space.com, que rastreou o fenômeno ocorrido neste Natal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página