Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2000 - 21h31

Peru pedirá colaboração da Venezuela para capturar Montesinos

Publicidade

da AP
em Lima (Peru)

O governo do Peru pedirá a colaboração da Venezuela para a captura do ex-chefe do serviço secreto peruano e ex-assessor presidencial, Vladimiro Montesinos, disse hoje o chanceler Javier Pérez de Cuellar.

O chancelar disse que falará amanhã formalmente com autoridades venezuelanas. Cuellar espera a colaboração espontânea do chanceler da Venezuela "como um gesto de amizade", mas se for necessário um pedido formal, "será enviado".

A Venezuela havia dito que não recebera nenhum pedido de Lima (capital do Peru) de colaboração para a captura de Montesinos, acusado de enriquecimento ilícito, corrupção de funcionários, tráfico de armas, narcotráfico, lavagem de dinheiro, violação de direitos humanos, entre outros delitos.

Há a suspeita de que ele tenha passado pela Venezuela durante sua fuga, não confirmada pelas autoridades venezuelanas. Segundo versões extra-oficiais, Montesinos teria se submetido a uma operação plástica para burlar a Justiça.

Uma comissão legislativa peruana investiga a origem da fortuna do ex-assessor presidencial fixou recentemente que o valor enviado por ele ao exterior está entre US$ 800 milhões e US$ 1 bilhão.

Montesinos foi por dez anos o braço direito do ex-presidente Alberto Fujimori, que renunciou ao cargo depois de participar de uma cúpula na Ásia. Fujimori apresentou sua carta-renúncia no Japão, onde está até hoje. Por ter nacionalidade japonesa, confirmada após sua renúncia, ele poderá ficar no país e sua extradição ao Peru não deve acontecer.


Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página