Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2000 - 21h03

Presidente chileno convoca reunião com Conselho de Segurança

Publicidade

da France Presse
em Santiago

O presidente chileno, Ricardo Lagos, anunciou hoje a convocação para o dia 2 de janeiro do Conselho de Segurança Nacional, integrado principalmente por representantes das Forças Armadas.

O encontro ocorre no dia 2 de janeiro às 17h locais (18hde Brasília), informou o ministro secretário-geral de Governo, Claudio Huepe, no Palácio de La Moneda.

Por meio de um comunicado, Huepe informou que o objetivo da reunião é "trocar idéias sobre diversas proposições que visam a fortalecer a reconciliação e a unidade nacional".

Horas antes, Lagos antecipou que o encontro do Conselho "será na semana que vem", durante visita a uma comunidade rural a oeste de Santiago.

O anúncio de Lagos ocorreu no mesmo tempo em que a Suprema Corte divulgava a sentença adiando o interrogatório de Augusto Pinochet, ex-chefe do Exército e atual senador, que responde a 200 inquéritos criminais por violações aos direitos humanos durante sue governo (1973-90).

A citação do Conselho de Segurança Nacional integrado pelos chefes do Exército, Marinha e Força Aérea, junto ao diretor da polícia militar de Carabineros, foi proposta ao presidente no dia 2 de dezembro, um dia depois que o juiz Guzmán surpreendeu a todos e acusou Pinochet, ordenando sua prisão domiciliar, decisões que foram anuladas logo depois pela Suprema Corte.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página