Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2000 - 11h28

Fujimori pede caçada total a Montesinos

Publicidade

da Reuters
em Tóquio

Os boatos de que o ex-chefe do serviço de Inteligência do Peru, Vladimiro Montesinos, fugiu para a Costa Rica podem ser um truque para evitar uma caçada de verdade à sua pessoa, afirmou o ex-presidente do país, Alberto Fujimori, em um artigo publicado no Japão hoje.

O ex-líder peruano afirmou que Montesinos, seu ex-braço-direito agora procurado por corrupção, pode estar usando tais relatos para evitar as buscas que deveriam ser realizadas pelas autoridades do Peru, Bolívia e Venezuela.

"Se as autoridades policiais peruanas limitarem suas buscas por Montesinos à Costa Rica ou à Venezuela, correrão o risco de cometer um sério erro, permitindo que as táticas de Montesinos sejam bem-sucedidas", disse Fujimori no artigo, publicado pelo jornal Yomiuri Shimbun.

Montesinos não é visto desde que fugiu há dois meses, mas jornais peruanos disseram na semana passada que ele havia feito uma cirurgia plástica na Venezuela para alterar sua aparência.

Fujimori afirmou que Montesinos realizou contatos com os partidos de oposição por conta própria, negando especulações de que o ex-chefe agia em seu nome.

Imagens de vídeo divulgadas em setembro mostravam Montesinos supostamente oferecendo US$ 15 mil a um congressista da oposição para que trocasse de lado. O vídeo detonou as pressões que acabaram por determinar a queda de Fujimori, que estava há dez anos no poder.

"Ele realizou os encontros porque pensou que poderia responder à sua ansiedade em relação ao futuro caso estabelecesse contatos com a oposição", disse Fujimori.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página