Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/12/2000 - 22h04

Novo secretário dos EUA é especialista em defesa antimísseis

Publicidade

da France Presse
em Washington

Donald Rumsfeld, de 68 anos, escolhido hoje pelo presidente eleito dos Estados Unidos, George W. Bush, como futuro secretário de Defesa, é um especialista em temas de defesa antimísseis.

O novo secretário acredita na necessidade de uma defesa ferrenha, apesar do fim da Guerra Fria.

Rumsfeld foi secretário da Defesa entre 1975 e 1977 durante o mandato do presidente Gerald Ford e manifestou sua insegurança ao governo de Bill Clinton pela ameaça que poderiam representar os mísseis e os "cortes significativos na verba para a defesa".

"A história nos ensinou que a fraqueza é perigosa", disse nesta quinta-feira, depois do anúncio de Bush.

Embaixador americano na OTAN entre 1973 e 1974, Rumsfeld também presidiu em 1998 uma comissão do Congresso encarregada de avaliar as ameaças de ataques de mísseis contra os Estados Unidos.

A comissão chegou à conclusão de que os riscos aumentavam rapidamente, estimulando a tese dos partidários do desenvolvimento do polêmico sistema antimísseis (NMD).

Para os adversários deste sistema nos EUA, incluindo o meio científico, trata-se de um projeto inseguro e caro. Os aliados europeus temem, por sua vez, o início de um nova corrida armamentista, enquanto a Rússia - para a qual o NMD contradiz os tratados de desarmamento _e a China, são totalmente contra.

Donald Rumsfeld foi eleito quatro vezes para a Câmara de Deputados de Illinois, sendo a primeira vez em 1962, aos 30 anos. Esta experiência poderá, segundo os analistas, permitir ao governo de Bush consolidar suas relações com o Congresso.

Rumsfeld foi enviado especial do presidente Ronald Reagan (1981-89) no Oriente Médio e conselheiro em matéria de controle de armas.

  • Leia mais no especial Eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página