Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2000 - 18h12

Ex-primeiro-ministro de Fujimori diz que disputará presidência

Publicidade

da Reuters
Em Lima

O ex-primeiro-ministro peruano Federico Salas disse que vai se candidatar à presidência do país nas eleições de abril, apesar de estar enfrentando acusações de corrupção. Ele trabalhou para o ex-presidente Alberto Fujimori nos últimos nove meses de seu governo apinhado de escândalos.

"Tenho a intenção de me candidatar para presidente", disse Salas. Ele afirmou que que está tentando reunir as 120 mil assinaturas necessárias para registrar sua candidatura antes do prazo de 8 de janeiro.

Uma comissão do congresso do Peru, que investiga o assessor e chefe de espionagem de Fujimori, Vladimiro Montesinos _ personagem central de um escândalo de corrupção que derrubou o presidente _ acusou Salas de corrupção.

Salas foi o primeiro-ministro de Fujimori até que o congresso peruano afastou o ex-presidente em novembro. Ele disse à comissão que negociou um salário de 30 mil dólares por mês com Montesinos, mas que devolveu o dinheiro _ um argumento desmentido pela comissão, que pediu a suspensão de sua imunidade parlamentar para que as acusações de corrupção possam ser encaminhadas.

O ex-primeiro-ministro concorreu contra Fujimori nas eleições deste ano e perdeu. Nomeado primeiro-ministro em julho, ele se mostrou um dos mais leais aliados de Fujimori.

Com o presidente interino Valentin Paniagua no poder, o Peru espera por eleições presidenciais e parlamentares no dia 8 de abril.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página