Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2001 - 12h31

Nomeados por presidente eleito dos EUA já enfrentam problemas

Publicidade

da Reuters
em Austin (EUA)

Dois dos escolhidos pelo presidente eleito dos EUA, George W. Bush, para integrar seu gabinete enfrentaram novos desafios no começo desta semana, quando senadores democratas disseram-se preocupados com a indicação de John Ashcroft para a pasta da Justiça e de Linda Chavez para chefiar o departamento do Trabalho.

Assessores de Bush reconheceram que Chavez pagou em 1991 e 1992 algumas despesas de uma guatemalteca que teria entrado de forma aparentemente ilegal nos EUA, mas negaram que a mulher tivesse trabalhado para Chavez.

As revelações forneceram munição para sindicatos e aliados do novo governo criticarem a escolha de Chavez, considerada muito conservadora.

Além disso, senadores democratas ameaçaram votar contra a nomeação de Ashcroft, um ex-senador pelo Estado do Missouri derrotado no ano passado quando tentava se reeleger, a menos que ele esclarecesse sua postura em relação aos direitos humanos.

"Não conheço nenhum democrata que não esteja preparado para votar contra o senador Ashcroft se os fatos derem sustentação a algumas das preocupações já levantadas", disse o líder dos democratas no Senado, Tom Daschle.

Grupos de defesa dos direitos humanos opõem-se à nomeação de Ashcroft, em parte devido à oposição dele à nomeação de Ronnie White, o primeiro negro a integrar a Suprema Corte do Missouri, para ocupar uma vaga em uma corte federal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página