Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2001 - 16h02

Chile diz que só comprará caças F-16 com mísseis

Publicidade

da AP
em Santiago

O governo chileno insistiu hoje em condicionar a compra dos modernos caças norte-americanos F-16 a que os Estados Unidos forneçam os mísseis de médio alcance transportados por esses aparelhos.

O governo e a Força Aérea foram surpreendidos quinta-feira (4) pelo anúncio norte-americano, feito pelo embaixador dos EUA John O'Leary, de que os dez aviões da Lockheed Martin que o Chile decidiu comprar não seriam equipados com mísseis Amraam de médio alcance para não romper o equilíbrio regional.

O subsecretário de Aviação, Nelson Haddad, disse que o governo voltará a examinar a preferência para a empresa norte-americana.

O presidente do Chile, Ricardo Lagos, optou na semana passada pelos F-16 depois que a Força Aérea recomendou a compra desses aparelhos em vez dos franceses Mirage e dos suecos Jas Gripen.

Haddad declarou que o Chile, como país soberano, não aceita que lhe imponham restrições. Além disso, as condições para a compra dos caças, no valor de US$ 600 milhões, foram estabelecidas em licitação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página