Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2001 - 12h44

Presidente do governo basco anuncia realização de eleições este ano

Publicidade





da France Presse
em Bilbao (Espanha)

O presidente do governo regional basco espanhol, Juan José Ibarretxe, anunciou hoje a realização de eleições antecipadas no país Basco este ano. A data exata das eleições ainda não está definida, mas que será fixada "no momento oportuno", segundo afirmou Ibarretxe à emissora estatal basca Radio Euskadi.

Ele governa minoritariamente desde que em setembro o braço político da ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco), Euskal Herritarrok, abandonou o Parlamento basco. "Não será nenhuma surpresa para ninguém. 2001 será um ano evidentemente eleitoral", disse ao justificar as eleições antecipadas pela falta de apoio parlamentar para seu governo e a necessidade de dissipar as especulações sobre a realização de eleições antecipadas, para tornar possível o diálogo entre os partidos políticos contrários à violência.

A situação política se tornou ainda mais tensa no país Basco espanhol desde o rompimento da trégua de 14 meses adotada pelo ETA entre setembro de 1998 e dezembro de 1999. Após esse período, o qual suspeita-se que o ETA tenha utilizado para se reorganizar, o grupo independentista basco voltou a tomar as armas e assassinou 23 pessoas em 2000 em toda Espanha, o que fez deste o ano mais violento dos últimos oito.

Várias tentativas de atentados foram atribuídas à organização basca desde o início de 2001, na terça-feira (9) em Zarautz (país Basco) e ontem em Gerona (Catalunha, Nordeste da Espanha).

Ao mesmo tempo em que condena a violência, o Partido Nacionalista Basco (PNB, democrata-cristão), de Ibarretxe, compartilha com o braço político da ETA, Euskal Herritarrok (EH) a ambição de levar o país Basco para a independência em relação à Espanha.

Ao contrário, os dois principais partidos políticos espanhóis, o Partido Popular (PP, no poder) e o Partido Socialista (PSOE), concluíram em dezembro um pacto contra o terrorismo, ao defender o marco da Constituição espanhola e o estatuto de autonomia do país Basco.

Ibarretxe assumiu as funções de lehendakari (presidente da região autônoma do país Basco espanhol) há dois anos. A legislatura atual termina em outubro de 2002. Seu partido político, o PNB, governa a região desde 1980.

Hoje dois supostos membros do ETA foram detidos hoje de madrugada em Barcelona (Nordeste da Espanha), a bordo de um automóvel carregado de explosivos, anunciou o ministro espanhol do Interior, Jaime Mayor Oreja.


  • Leia mais no especial do ETA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página