Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2001 - 22h03

Partido Verde alemão define nova liderança

Publicidade

da Deutsche Welle

A deputada federal Claudia Roth anunciou sua candidatura à chefia do Partido Verde alemão, durante o congresso dos parlamentares verdes em Wörlitz (Leste do país).

Roth, 45, coordena atualmente a comissão de direitos humanos no Parlamento Federal, após passar nove anos pelo Parlamento Europeu, onde foi líder da bancada verde entre 1994 e 1998. Caso venha realmente a assumir a liderança do partido, Roth terá que abdicar de sua cadeira no Parlamento, uma vez que as regras do Partido Verde proíbem um acúmulo de cargos.

Uma de suas metas principais à frente dos Verdes será integrar as diversas correntes ideológicas dentro do próprio partido. A política dos direitos humanos, o direito básico de asilo político e a integração européia serão alguns dos alicerces fundamentais de seu futuro trabalho.

Roth declarou, em entrevista à televisão alemã, que pretende realçar "o que é verde entre os Verdes". O perfil do partido deverá ser reforçado como defensor dos direitos do cidadão, da modernização e da democratização.

A direção do partido e a bancada verde no Parlamento apóiam a decisão de Roth por unanimidade. Sua candidatura foi saudada por vários correligionários, entre eles o ministro do Exterior, Joschka Fischer. Também políticos social-democratas demonstraram simpatia pela nome de Claudia Roth.

A escolha definitiva da deputada para o cargo deverá acontecer em março próximo, na cidade de Stuttgart. A liderança vede é tradicionalmente ocupada por duas pessoas: Roth deverá então dividir o posto com Fritz Kuhn, que permanece à frente do partido. A atual líder verde, Renate Künast, foi designada há dois dias pelo chanceler alemão, Gerhard Schröder, para o cargo de ministra da Agricultura, Alimentação e Defesa do Consumidor.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página