Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2001 - 01h12

Bombeiros guatemaltecos vão a El Salvador ajudar nos resgates

Publicidade

da France Presse
na Guatemala

Neste sábado (, 75 bombeiros do corpo voluntário da Guatemala viajaram (13) para El Salvador para ajudar nos trabalhos de resgate, depois do forte terremoto que abalou o país e deixou, até agora, um saldo de 68 mortos.

O grupo, sob as ordens do comandante-geral, major César González, partiu em quatro carros no final desta tarde, com o objetivo de começar a trabalhar em El Salvador já nas primeiras horas de domingo, disse à AFP um oficial dos bombeiros, José Sáenz.

O oficial disse que, se for necessário, poderá enviar no domingo outra equipe de socorro, com mais 25 homens, todos preparados para atuar em tarefas de resgate de desastres naturais.

O número de mortos já chega a 68 pessoas em El Salvador por causa do terremoto - segundo os institutos o abalo sísmico varia de 7,4 a 7,9 graus na escala Richter-, que neste sábado abalou a América Central, ainda com o registro de dois mortos na Guatemala, com cerca de 300 feridos e dezenas de desaparecidos, de acordo com números das equipes de socorro.

O vice-presidente da Guatemala, Francisco Reyes, disse que se comunicaria com as autoridades salvadorenhas para determinar o possível envio de ajuda humanitária.

Na Guatemala, as autoridades revelaram que uma menina de dois meses de idade morreu num povoado na fronteira com El Salvador, enquanto um homem morreu quando uma pedra despencou morro abaixo e destruiu seu carro no quilômetro 40 da estrada que leva a El Salvador. A informação foi divulgada pelo porta-voz dos Bombeiros voluntários, Emilio Nájera.

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (CONRED) confirmou a existência de mais oito feridos, depois de as rádios locais terem anunciado que este número chegaria a mais de dez feridos.

O presidente de El Salvador, Francisco Flores, que decretou estado de emergência nacional por causa do terremoto, considerou a zona de Nova São Salvador e o povoado de Berlim (113 km ao leste da capital), como as regiões mais afetadas pelo tremor.

O abalo também foi sentido com força no estado mexicano de Chiapas (ao sul), na Nicarágua, Honduras e Costa Rica, onde até o momento não há informações sobre mortos ou feridos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página