Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2001 - 18h43

Iraque diz que piloto dos EUA morreu em queda na Guerra do Golfo

Publicidade

da AP
em Bagdá (Iraque)

Em resposta a informações sobre o desaparecimento de um piloto norte-americano durante a Guerra do Golfo Pérsico, o Iraque divulgou hoje detalhes das buscas ao avião após sua queda realizadas em 1995 por militares de Estados Unidos e da Cruz Vermelha.

Fontes da inteligência em Washington disseram na sexta-feira (12) que, segundo informações não confirmadas, o capitão de corveta Michael S. Speicher, cujo avião F-18 Hornet foi derrubado em 17 de janeiro de 1991, sobreviveu e foi detido pelos iraquianos.

Washington enviou uma nota diplomática de pedido de explicações a Bagdá (capital do Iraque), disseram os funcionários. Os iraquianos dizem que Speicher não sobreviveu.

Em 1995, especialistas do Departamento de Defesa norte-americano e funcionários da Cruz Vermelha Internacional foram ao Iraque autorizados pelo presidente Saddam Hussein. Encontraram restos do avião de Speicher e informaram que foram realizadas escavações precisas no local. Também encontraram o uniforme de vôo do piloto, que aparentemente tinham cortado para tirá-lo.

No informe sobre a busca divulgado hoje, a chancelaria iraquiana disse que "os norte-americanos exigiram que a operação fosse realizada em segredo. A equipe, acompanhada por especialistas iraquianos, encontrou o uniforme do piloto, mas seu corpo não foi localizado".

O informe acrescenta que foram encontrados restos do avião e "provas de que o piloto morreu", disse o comunicado sem entrar em maiores detalhes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página