Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2001 - 17h09

Aliados de presidente iugoslavo apóiam plano sobre Montenegro

Publicidade

da Reuters
em Belgrado (Iugoslávia)

Os aliados políticos do presidente iugoslavo, Vojislav Kostunica, deram apoio aos esforços dele de preservar o país como uma federação apesar da pressão da República de Montenegro por independência.

A Oposição Democrática da Sérvia (DOS), um bloco de 18 partidos que apóia Kostunica, disse estar pronta para negociar com Montenegro com vistas a esse fim.

``A DOS, em nome da Sérvia e da Iugoslávia, está pronta para iniciar essas negociações com a firme determinação de preservar o Estado conjunto. O bloco está aberto a ouvir todos os argumentos e a aceitar compromissos que resultem nesse fim'', disse a aliança em um comunicado.

Kostunica e o presidente montenegrino, Milo Djukanovic, devem se encontrar na quarta-feira (17) em Belgrado para discutir o futuro da Iugoslávia. Esse será o primeiro encontro dos dois desde que o presidente iugoslavo tornou público seu projeto de fazer mudanças na federação, composta atualmente por duas Repúblicas (Sérvia e Montenegro).

O primeiro-ministro da Sérvia, Zoran Djindjic, que ainda não assumiu seu cargo, também deve participar das negociações.

Montenegro insiste em discutir o futuro da Iugoslávia com a Sérvia e não com autoridades federais.

A proposta de Kostunica prevê responsabilidade conjunta nas áreas de política internacional, defesa, estratégia econômica, transporte, comunicações e na proteção dos direitos e liberdades básicos.

Djukanovic ofereceu ao governo federal um ``divórcio e um novo casamento'' com a Sérvia. As duas Repúblicas iriam se tornar independentes para depois de reunirem em uma aliança.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página