Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2001 - 19h33

Ivanov da Rússia encontra Papa em meio à tensão religiosa

Publicidade

da Reuters
no Vaticano

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Ivanov, encontrou hoje o papa João Paulo 2°, e, evidenciando a tensão entre o Vaticano e a Igreja Ortodoxa Russa, não discutiu com o pontífice sua possível visita a Moscou.

``Esse assunto não foi discutido hoje'', disse Ivanov em entrevista à imprensa. Ivanov, no último dia de sua visita à Itália, encontrou-se com o papa no escritório particular do pontífice. Ele é o mais alto membro do governo russo que se encontrou com o papa, desde que o presidente Vladimir Putin visitou o Vaticano, em junho do ano passado.

Naquela ocasião, Putin não renovou oficialmente um convite feito anteriormente pelo presidente Mikhail Gorbachev, e mais tarde, pelo líder russo Boris Yeltsin.

Ivanov disse que transmitiu ao papa uma mensagem pessoal de Putin sobre o desejo de desenvolver mais as relações entre a Rússia e a Santa Sé.

``Estamos no início do século 21 e há muitos riscos no mundo. Acreditamos que a colaboração entre a Rússia e o Vaticano corresponda a um bem comum'', disse o chanceler. ``O Vaticano quer uma Rússia estável, democrática e economicamente forte.''

O principal porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls, disse antes que a audiência ocorreu em um clima de ``grande cordialidade'', e que os dois homens discutiram a situação dos católicos na Rússia e no Oriente Médio.

O papa quer visitar a Rússia há muito tempo, mas as disputas pendentes e a tensão com a Igreja Ortodoxa Russa vêm impedindo a viagem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página