Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2001 - 11h11

Ex-presidente Alan García retorna ao Peru em 27 de janeiro

Publicidade

da Reuters
em Lima

O ex-presidente peruano Alan García vai voltar ao Peru no próximo dia 27, após oito anos de ausência, para candidatar-se novamente à Presidência nas eleições gerais de 8 de abril, informou um parlamentar ontem.

García, que perderá o direito de asilo político na Colômbia assim que pisar em solo peruano, vai voltar apesar da existência de um mandado de prisão contra ele por ter aceito propinas durante seu governo (1985-1990).

"Independentemente de qualquer pronunciamento judicial, García vai regressar ao Peru, procedente de Bogotá, no sábado, 27 de janeiro, chegando em Lima às 6 da tarde", disse a jornalistas o deputado Jorge Del Castillo, dirigente do Partido Aprista Peruano (APRA).

O ex-presidente, que desde 1992 vive asilado na Colômbia, foi registrado na semana passada candidato às eleições presidenciais, numa iniciativa que gerou polêmica entre políticos e outros candidatos à presidência.

Segundo pesquisa de opinião recente em nível nacional, García tem 8% das intenções de voto, ou seja, vai disputar o segundo lugar com outros candidatos presidenciais.

O favorito até agora é o economista Alejandro Toledo, que tem 34% das intenções de voto.

Segundo o procurador de Estado responsável pelo caso de García, Jorge Melo Veja, o ex-presidente corre o risco de ser preso assim que aterrissar no Peru, já que existem mandados de prisão contra ele.

Garcia, advogado de 51 anos, garante que enfrentará a justiça ao retornar ao Peru e que as acusações que lhe são formuladas vão cair "como um castelo de cartas".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página