Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2001 - 16h24

Informe oficial diz que Pinochet tem demência "de leve a moderada"

Publicidade

da France Presse
em Santiago

O relatório oficial sobre o estado de saúde do ex-ditador chileno Augusto Pinochet destaca que ele sofre de "uma demência vascular subcortical de leve a moderada", revelou hoje o neurologista Jorge Ferrer, um dos oito peritos que examinaram Pinochet por quatro dias na semana passada.

A opinião "é unânime", disse o médico aos jornalistas, após subscrever o documento definitivo no Instituto Médico Legal. O relatório será enviado nas próximas horas ao juiz Juan Guzmán, que investiga Pinochet devido a mais de 200 acusações de violações dos direitos humanos ocorridas durante o regime militar (1973-90).

Diagnósticos das doenças físicas e mentais do ex-presidente, ex-chefe do Exército e atual senador poderiam condicionar a tramitação de seus julgamentos, mas não cancelá-los, diz o código penal local.

Guzmán ordenou a verificação dos estados físico e mental do general antes da realização do primeiro interrogatório, marcado para o próximo dia 23. Pinochet é formalmente acusado pelo juiz de "autor intelectual" dos 75 fuzilamentos sumários executados pela chamada "Caravana da Morte", uma missão do exército que percorreu o país em outubro de 1973 "acelerando" o destino final de presos políticos.

Os advogados do ex-ditador sustentam que todos os processos contra o ex-governante têm que ser anulados por causa do seu estado de saúde, que o impossibilitaria de se defender.

Ferrer contou que houve uma discussão sobre muitos aspectos do diagnóstico entre os membros da comissão responsável pelos exames, mas que "houve um acordo unânime" quanto a demência "de leve a moderada". O médico representou a defesa de Pinochet na diligência.

Antes de retornar a Ontario, no Canadá, onde mora, e antes de aprovar o texto final do relatório, o médico Luis Fornazzari, que representa a acusação, mencionou a demência "de leve a moderada" entre as doenças do militar e opinou que ela não o desabilita de comparecer aos julgamentos.

Leia mais sobre o caso Pinochet na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página