Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2001 - 01h50

Polícia espanhola desativa explosivo de grande potência

Publicidade

da France Presse
em Bilbao

A polícia espanhola desativou na madrugada desta terça-feira (23) um artefato explosivo de grande potência instalado num carro-bomba estacionado num bairro da localidade de Getxo, em Viszcaya, considerada o coração econômico e financeiro do País Basco (norte), informaram fontes policiais.

Os policiais desativaram o explosivo às 3h da manhã locais (0h de Brasília) após uma minuciosa inspeção do veículo, realizada durante mais de seis horas com ajuda de um robô teleguiado.

Depois da desativação, os agentes extraíram do veículo uma panela, que possivelmente conteria grande quantidade de explosivos, para ser examinada na polícia.

Alertada por dois telefonemas anônimos em nome do ETA, a polícia teria isolado o setor às 20h30 locais (17h30 de Brasília), e depois, por medida de precaução, evacuou as residências próximas dos vizinhos do Paseo del Puerto de Neguri mais próximos do local onde estava estacionado o carro-bomba, um Renault 19 cinza com placa fria.

No bairro residencial de Neguri vivem diversos industriais bascos, e também destacados representantes de praticamente todos os partidos políticos do País Basco, vários dos quais se sentem ameaçados pela organização separatista armada ETA.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página