Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2001 - 19h49

Fitas de Montesinos escancaram esquema de corrupção no Peru

Publicidade

da Reuters
em Lima

A divulgação hoje de novas fitas de vídeo do ex-assessor de inteligência do Peru, Vladimir Montesinos, revelou um complexo sistema de corrupção nas instituições do Estado e chocou os peruanos mais uma vez.

``É incrível. Estava dormindo com o inimigo'', disse David Waisman, presidente da comissão legislativa que investiga Montesinos.

Waisman referia-se ao seu colega e membro da comissão Ernesto Gamarra, que foi visto na fita aparentemente recebendo um maço de dinheiro de uma pessoa ligada a Montesinos.

Gamarra declarou que a fita é de 1998 e que ele estava no escritório de um amigo que o apresentou a uma pessoa buscando apoio para uma candidatura de um município vizinho.

Mas a transcrição da fita mostra o deputado pedindo dinheiro para paralisar uma investigação jornalística sobre tráfico de armas.

Ao todo 700 fitas foram encontradas na casa da esposa de Montesinos e outras 1.700 no Serviço Nacional de Inteligência.

Logo após a divulgação do vídeo, Gamarra foi dispensado da comissão e teve sua imunidade parlamentar cassada. Ele é membro do partido Frente Independente Moralizador, que apresentou no ano passado um outro vídeo em que se via Montesinos supostamente subornando alguém.

O líder do partido, Fernando Olivera é candidato à Presidência do Peru.

Esta primeira fita provocou o escândalo que levou à saída do ex-presidente Alberto Fujimori e a convocação de novas eleições para 8 de abril.

Clique aqui para ler especial sobre o governo Fujimori
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página