Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2001 - 15h50

Reino Unido supera Alemanha em pedidos de asilo

Publicidade

da Deutsche Welle
em Berlim

A Alemanha perdeu para o Reino Unido a posição de país com maior quantidade de pedidos de asilo político por estrangeiros de todo o mundo. É o que revela a nova estatística que o Alto Comissariado da ONU (Organização das Nações Unidas) para Refugiados, divulgou hoje (31), em Berlim.

Segundo o levantamento, 390 mil pessoas solicitaram asilo na Europa, no ano passado, dos quais 25% foram no Reino Unido e 20% na Alemanha. No geral, diminuiu 4% o número de pessoas que tentaram, por vias legais, uma nova vida nos países europeus mais ricos.

A maior parte das pessoas que buscam asilo na Europa continua sendo da ex-Iugoslávia, mas com forte tendência de baixa. O segundo maior grupo é de iraquianos, seguidos por aqueles vindos do Afeganistão. O número de iranianos mais que duplicou nos últimos dois anos, de 12 mil em 1999 para 27 mil em 2000.

A Holanda está em terceiro lugar na preferência dos imigrantes, com 11,3% dos pedidos de asilo, seguida pela Bélgica (11%), França (9,9%), Áustria (4,7%), Itália (4,6%) e Suécia (4,2%).

Durante anos, a Alemanha permaneceu no topo das estatísticas. Em 1996, sua quota foi de 50% dos pedidos de asilo em toda a Europa. Mas atingiu o índice historicamente mais baixo no ano passado, com apenas 78.760 requerimentos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página