Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2001 - 23h27

Powell pede calma no Oriente Médio depois das eleições em Israel

Publicidade

da France Presse
em Washington

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, conversou hoje por telefone com os líderes árabes do Oriente Médio para pedir calma e evitar provocações após a vitória do líder direitista Ariel Sharon na eleição para primeiro-ministro em Israel.

"A mensagem é (...) que estamos num momento delicado, que o primeiro-ministro eleito vai precisar formar um governo, e que durante esse período deveríamos evitar provocações", disse o porta-voz do departamento de Estado Richard Boucher.

"Todos deveriam exercer o controle e a moderação. Precisamos trabalhar juntos e conversar com nossos amigos e aliados na região e falar com o novo governo -assim que ele estiver formado- sobre como podemos fazer para buscar a paz", disse aos jornalistas.

Durante o dia, Powell falou com o Rei Abdullah 2 da Jordânia, o Príncipe Abdullah da Arábia Saudita, o ministro das Relações Exteriores da Síria Faruq al-Shara, e o chanceler egípcio Amr Moussa, disse Boucher.

Powell conversou com Sharon na ontem à noite depois que a derrota do ex-primeiro ministro Ehud Barak estava clara. O secretário conversou com Barak esta tarde. Powell planejou também conversar com o líder palestino Iasser Arafat na manhã de amanhã.

Powell disse hoje que viajaria ao Oriente Médio, Golfo Pérsico e Europa até o fim deste mês. No dia 26 de fevereiro, Powell é aguardado no Kuwait para representar sue país na cerimônia de comemoração do décimo aniversário da Guerra do Golfo.

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página