Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2001 - 17h53

Reino Unido pede mais rigor contra imigração ilegal na Europa

Publicidade

da Reuters
em Estocolmo (Suécia)

O Reino Unido defendeu diretrizes comuns na União Européia para a concessão de asilo político hoje, como forma de deter um aumento da imigração ilegal no bloco de países ricos.

O secretário do Interior, Jack Straw, encontrou-se com ministros do Interior e da Justiça europeus em uma reunião informal na capital da Suécia, país que ocupa atualmente a presidência rotativa da União Européia.

O governo trabalhista de Straw vai enfrentar eleições em breve, e a questão da imigração será uma das mais polêmicas.

"Temos de tomar medidas para lidar com o problema. Vai haver pressão de pessoas que estão morando em países onde há menos direitos humanos e também menores padrões de vida", disse Straw ao chegar às negociações.

Ele defendeu que a UE trabalhe para chegar a uma política de asilo mais coerente, que seja generosa com refugiados genuínos, mas dura com aqueles que exploram as atuais diferenças entre os parceiros da UE a fim de evitar controles normais de imigração.

Straw negou querer que a UE abandone os princípios da Convenção de Genebra de Refugiados de 1951. Ele disse, entretanto, que a Convenção deveria ser modificada para tornar-se mais relevante para problemas atuais.

"Temos de modernizar as práticas, porque o mundo hoje é diferente do que era há 50 anos", disse Straw.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página