Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2001 - 18h22

Veja os atentados anti-israelenses desde acordos de 1993

Publicidade

da France Presse
em Jerusalém

O atentado com carro-bomba de hoje num bairro ultra-ortodoxo de Jerusalém ocidental, que deixou uma pessoa em estado de choque, aumenta a longa lista de ataques cometidos contra objetivos israelenses desde a assinatura dos acordos de Oslo de 1993.

Estes são os principais atentados antiisraelenses desde os acordos sobre a autonomia palestina em 1993:

1994:
-6 abril: um palestino lança um carro-bomba contra um ônibus em Afula (norte) causando a morte de oito israelenses e ferindo 44. O atentado foi reivindicado pelo Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) para vingar o massacre de 29 palestinos por um colono judeu em fevereiro deste mesmo ano em Hebron (Cisjordânia).

-13 abril: Hamas age pela segunda vez em uma semana em Israel, matando cinco israelenses e ferindo outros 30 em atentado em Hadera.

-19 outubro: bomba de Hamas num ônibus em Tel-Aviv: 21 mortos e 47 feridos.

-11 novembro: um militante do Jihad islâmico explode uma bomba perto de uma posição militar em Netzarim, colônia judaica na faixa de Gaza. Morreram três soldados.

1995
-22 janeiro: dois camicases do Jihad islâmico morrem ao ativar explosivos em uma parada de ônibus em Beit Lid, norte de Tel Aviv, provocando 22 mortos, entre eles 21 soldados, e 64 feridos.

-9 abril: um membro do Jihad explode uma bomba no meio de um comboio militar israelense perto d colônia de Kfar Darom, na faixa de Gaza, provocando a morte de sete soldados e um turista norte-americano.

-24 julho: um camicase de Hamas mata seis israelenses ao explodir uma bomba num ônibus em Ramat Gan, perto de Tel Aviv.

-21 agosto: um camicase de Ezzedin al-Kassam, ala armada do Hamas, explode uma bomba num ônibus em Jerusalém: morrem cinco passageiros, entre os quais um norte-americano, e 89 ficam feridos.

1996
-25 fevereiro: dois membros de Ezzedin al-Kassam morrem ao ativar explosivos, um em Jerusalém num ônibus e outro em Ashkelon (sul). Balanço: 25 pessoas (22 israelenses, 8 deles soldados, dois norte-americanos e um palestino) mortas em Jerusalém e um soldado em Ashkelon.

-4 março: um camicase de Ezzeddin al-Kassam explode uma bomba num ônibus em Jerusalém, provocando 19 mortes.

-4 março: um atentado suicida cometido por um militante do Jihad islâmico, no centro de Tel Aviv, deixa 13 mortos.

1997
-21 de março: atentado suicida na varanda de um café de Tel Aviv. Três israelenses mortos, assim como o autor palestino do atentado, e 46 feridos.

-30 de julho: 18 mortos (16 israelenses, e os dois autores do atentado) num duplo atentado suicida no grande mercado judeu de Jerusalém Oeste.]

-4 de setembro: triplo atentado suicida em Jerusalém Oeste, reivindicado pelo Hamas: oito mortos, entre eles os três autores do atentado, e mais de 170 feridos.

1998
-6 de novembro: um duplo atentado com explosivos mata seus autores, dois membros do Jihad Islâmico, e deixa 24 israelenses feridos em Jerusalém.

1999
-5 de setembro: dois carros-bomba explodem quase simultaneamente em Haifa e Tiberíades, no norte de Israel, causando a morte de seus três ocupantes, árabe-israelenses suspeitos de estar relacionados com o Hamas.

2000
-2 de novembro: dois israelenses morrem num atentado com carro-bomba que deixa uma dezena de feridos leves em Jerusalén Oeste.

-20 de novembro: dois colonos israelenses morrem num atentado com bomba contra um ônibus esolar no sul da faixa de Gaza, que também deixa nove feridos, entre os quais cinco crianças.

-22 de novembro: dois mortos e 25 feridos, três deles gravemente, na explosão de um carro-bomba em Hadera, norte de Tel Aviv.

-8 de dezembro: dois colonos israelenses, uma professora primária e o motorista do carro que a levava morrem perto de Hebrón num ataque armado, no sul da Cisjordânia.

-28 de dezembro: dois soldados israelenses morrem num atentado com bomba contra uma patrulha do Exército no sul da faixa de Gaza.

-28 de dezembro: atentado com explosivos contra um ônibus deixa 13 feridos, dois deles gravemente, num bairro do norte de Tel Aviv.

-31 de dezembro: Binyamin Zeev Kahane e Talia, o filho e a nora do fundador do movimento racista antiárabe israelense Kach, Meir Kahan, morrem num atentado com armas automáticas perto da colônia judaica de Ofra na Cisjordânia. Suas cinco filhas ficam feridas, três delas gravemente.

2001
-1 de janeiro: um carro-bomba explode no centro de Netanya, um balneário ao norte de Tel Aviv, causando a morte do autor do atentado e 19 feridos.

  • Leia mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página