Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2001 - 19h27

Adolescentes são indiciados por tramar ataque a escola nos EUA

Publicidade

da Reuters
em Fort Collins, Colorado (EUA)

A polícia do Estado do Colorado indiciou três adolescentes por conspiração devido a um suposto plano de massacre contra a escola onde estudavam.

Trata-se do terceiro caso de prisão em uma semana nos Estados Unidos envolvendo suspeitas de planos de assassinatos em escolas secundárias.

Este tipo de ação ficou conhecida como ``estilo Columbine'', por ser inspirada no tiroteio ocorrido em 1999 na escola secundária de Columbine, no Colorado, que deixou 15 pessoas mortas, incluindo os dois atiradores.

O mais recente plano de atentado teria como alvo a Escola Ginasial de Preston em Fort Collins. Foi revelado no dia 12 de janeiro, quando as autoridades foram alertadas por estudantes, disse a porta-voz do Departamento de Polícia de Fort Collins, Rita Davis.

A polícia confiscou três armas na casa de um dos adolescentes, incluindo um revólver tipo TEK-9 parecido com o que foi usado no massacre de Columbine.

Segundo Davis, as armas pertenciam a um dos pais dos garotos, mas eles tinham acesso a elas.

Também foram confiscados desenhos que pareciam mostrar o local onde os três garotos ficariam durante o ataque. Outro desenho, feito à mão, retratava a cena posterior ao massacre, com corpos estirados no chão.

Davis disse ainda que os três jovens suspeitos _de 14 e 15 anos de idade_ teriam tentado recrutar outros estudantes para o plano.

O advogado de um dos adolescentes disse que eles nunca tiveram a intenção de executar um massacre, e que os planos não teriam passado de conversa.

``Nós reconhecemos que crianças falem demais. Mas quando você tem planos detalhados, os meios para fazê-lo e começa a recrutar pessoas, a questão muda'', disse Davis.

Os meninos de 14 anos estavam detidos em uma prisão para menores e o de 15 anos foi liberado sob a custódia de seus pais.

O ataque, segundo Davis, seria realizado entre os dias 24 e 25 de abril, pouco tempo depois do aniversário da tragédia de Columbine, ocorrida em 20 de abril.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página