Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2001 - 17h43

ETA executa assalto em capital do País Basco na Espanha

Publicidade

da France Presse
em San Sebastian (Espanha)

Dois possíveis membros da organização separatista armada basca ETA (Pátria Basca e Liberdade, em basco) roubaram hoje uma empresa em Arrasaté, na periferia de São Sebastian, a capital do país Basco. Os dois homens estavam encapuzados e levaram uma perua, 300 moldes e uma máquina, informou a polícia.

Os assaltantes amarraram uma pessoa que estava no local e fugiram. Depois, em um telefonema anônimo, uma pessoa que revelou estar atuando em nome da ETA avisou à polícia que havia um homem amarrado no local. A polícia libertou o homem.

Manifestação
Também hoje, em Bilbao, milhares de pessoas participaram da 14ª Edição da "Marcha pela Paz", que ocorre todo ano no aniversário da morte de Gandhi, para pedir o fim da violência no país Basco.

A manifestação, que tinha como lema "ETA não. Juntos pela liberdade e convivência", uniu a todos os partidos políticos do País Basco, à exceção do Euskal Herritarrok (EH, nacionalista radical).

Após um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos atentados do ETA, os membros da associação Gesto pela Paz, organizadora da manifestação, leram um comunicado. "O diálogo é o pedido urgente que fazemos a todos, cidadãos e partidos, para romper a barreira da falta de comunicação que a presença da violência ocasionou. Só juntos conseguiremos fazer com que a vida e a liberdade, e não a barbárie, sejam o caminho para nosso futuro", disse o comunicado.


  • Leia mais no especial do ETA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página