Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2001 - 19h34

Extremistas albaneses disparam contra Exército na Iugoslávia

Publicidade

da France Presse
em Belgrado (Iugoslávia)

Extremistas albaneses dispararam hoje obuses de morteiros contra posições do Exército iugoslavo, no vale de Presevo (sul da República da Sérvia, que compõe a Iugoslávia), segundo a agência de notícias "Tanjug", que ainda não informou se há vítimas.

Segundo as autoridades sérvias locais, os extremistas albaneses dispararam quatro obuses de 82 mm, um dos quais destruiu parcialmente uma casa no povoado de Crnotrince.

Um comandante dos extremistas albaneses que atuam na região de Presevo, que se identificou como Luli, disse que dois de seus homens ficaram levemente feridos e que também havia feridos entre as forças governamentais, após "violentos combates".

Os extremistas albaneses reivindicam sua participação no Exército de Libertação de Presevo, Medvedja e Bujanovac (ECPMB), três comunidades do sul da Sérvia com uma importante população albanesa.

Na última terça-feira (6), as autoridades iugoslavas adotaram um plano para resolver a crise nessa região mediante negociações, prevendo a integração progressiva da comunidade albanesa nas instituições do país, a desmilitarização da região e o desenvolvimento econômico da mesma, posto que é uma das mais pobres da Sérvia.

O plano exclui outorgar um estatuto especial ou uma autonomia, e qualquer modificação das fronteiras. Na quinta-feira (8), o ECPMB recusou esta proposta, mas um de seus dirigentes disse que as negociações seriam conduzidas.

  • Leia mais sobre a crise na Iugoslávia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página