Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2001 - 21h58

Presidente israelense convoca Barak para participar de aliança

Publicidade

da Reuters, em Jerusalém

O presidente de Israel, Moshe Katzav, convidou hoje o primeiro-ministro Ehud Barak que está deixando o cargo a participar de uma coalizão governista de centro-esquerda, que está sendo montada pelo premiê eleito Ariel Sharon.

``Nós todos esperamos que (Barak) dê uma mão aos desafios que o governo enfrenta hoje nas esferas políticas, de segurança e econômica'', disse Katzav a repórteres depois de encontrar-se com Barak.

``Eu espero que as conversas atuais sobre (a coalizão) sejam respondidas positivamente e que Ehud Barak tome parte delas''.

Barak disse depois de ter sido derrotado na sua campanha pela reeleição na semana passada que iria renunciar ao parlamento como presidente do Partido Trabalhista quando Sharon assumisse o governo.

Mas ele pareceu ter deixado uma porta aberta à proposta de Sharon de tê-lo como ministro da Defesa no seu novo governo.

``Como alguém que realmente respeita o presidente, eu estou ouvindo seriamente as suas palavras e não quero falar mais nada além disso'', disse Barak.

Membros do partido Likud do direitista Sharon e os trabalhistas deverão encontrar-se de novo amanhã na tentativa de chegar a um esboço de um acordo em relação às políticas governistas sobre o processo de paz com os palestinos, que estão fazendo um levante contra a ocupação israelense na Cisjordânia e na faixa de Gaza.

Sharon precisa montar uma nova equipe até o prazo final de fim de março ou enfrentar novas eleições. Sem os trabalhistas, ele será obrigado a se aliar com a extrema-direita e com os partidos religiosos, que poderão comprometer os esforços de paz.

  • Leia mais no especial Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página