Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2001 - 12h37

Rússia realiza testes com mísseis e envia mensagem aos EUA

Publicidade

da Reuters, Moscou

A Rússia realizou testes de lançamento de mísseis terra-mar hoje, enviando uma mensagem aos EUA a respeito da disputa entre os dois países em torno da construção de um escudo de defesa.

Um porta-voz das Forças de Foguetes Estratégicos, a força nuclear russa com base em terra, afirmou que um míssil Topol havia atingido seu alvo na península de Kamchatka, no oceano Pacífico.

Um porta-voz da Marinha informou que um outro míssil foi disparado de um submarino nuclear também na direção da península.

Os dois mísseis balísticos voaram cerca de 8.000 quilômetros do noroeste da Rússia até o extremo leste do país.

Os lançamentos quase simultâneos aconteceram apenas dois dias depois de aviões russos, entre os quais um bombardeio nuclear, terem realizado exercícios perto do Japão e da Noruega. Juntas, as manobras dão mostras das forças aérea, marinha e terrestre da Rússia.

Os testes foram divulgados em meio a declarações cada vez mais ríspidas entre os governos da Rússia e dos EUA em torno dos planos norte-americanos de construir um escudo antimíssil.

O escudo, ao qual se opõem russos e chineses, conta com o apoio do novo presidente dos EUA, George W. Bush.

"Isso é um golpe agressivo em sua forma mais pura", afirmou Viktor Kremenyuk, vice-diretor do Instituto para os EUA e o Canadá, um grupo de pesquisas da Rússia.

O secretário de Defesa de Bush, Donald Rumsfeld, afirmou na quarta-feira (14) que a Rússia era "parte do problema" da disseminação da tecnologia de mísseis ao qual os EUA pretendem responder com o escudo antimíssil, conhecido pela sigla NMD.

As declarações de Rumsfeld enfureceram o governo russo, que disse cumprir sua parte nos tratados que visam impedir a disseminação desse tipo de tecnologia.

Segundo a Rússia, o NMD violaria o tratado de Mísseis Antibalísticos, assinado em 1972 e que é a base de todos os acordos para o desarmamento nuclear que se seguiram.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página