Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2001 - 01h54

EUA vai suspender acesso de civis a controles de barcos militares

Publicidade

da France Presse, em Washington

O departamento de Defesa dos EUA anunciou ontem que vai impedir o acesso de civis aos controles de embarcações militares, aviões e veículos táticos, após o trágico choque entre o submarino nuclear americano Greenvile e um pesqueiro japonês no início do mês.

O porta voz do Pentágono, contra-almirante Craig Quigley, disse que a decisão será assinada em um ou dois dias. O contra-almirante acrescentou que a suspensão considerada pelo secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, acabaria por envolver virtualmente toda forma de equipamento militar.

A moratória estará vigente até que cada um dos serviços estabeleça a forma como conduzirão as relações públicas e tomem decisões sobre o tipo de acesso que os visitantes civis poderiam ter aos equipamentos militares, revelou o porta-voz. O exército e a marinha já suspenderam a prática, ainda que de forma simbólica.

Essas restrições surgem no momento em que foi anunciado que dois civis estavam no comando dos controles do submarino USS Greenville quando a embarcação se chocou e afundou o barco japonês Ehime Maru durante manobra de emersão.

A situação se agravou depois que a Oficina de Segurança de Transporte Nacional revelou na terça-feira que o operador do sonar do Greenville detectou a presença do barco-escola japonês, mas a presença dos 16 civis impediu a transmissão dos dados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página