Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2001 - 20h00

Promotora da ONU quer trocar ajuda à Iugoslávia por criminosos

Publicidade

da Reuters, em Estocolmo

A promotora para crimes de guerra da ONU (Organização das Nações Unidas) Carla del Ponte pediu hoje para a União Européia condicionar a ajuda financeira para a Iugoslávia à entrega dos criminosos de guerra do país ao Tribunal Internacional.

Em entrevista coletiva concedida após ter se reunido com os ministros das Relações Exteriores e da Justiça da Suécia, país que ocupa atualmente a presidência rotativa da UE, Del Ponte disse que o governo sueco se mostrou aberto a seus argumentos.

Ela sugere que o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, acusado pelo Tribunal Criminal Internacional para a ex-Iugoslávia, seja preso e transferido para Haia, onde seria julgado por crimes contra a humanidade cometidos durante o conflito de Kosovo.

"Concordamos totalmente que a cooperação deve começar", disse Del Ponte.

O presidente da Iugoslávia, Vojislav Kostunica, reluta em entregar seu antecessor, pois muitos sérvios rejeitam a visão amplamente difundida no Ocidente de que Milosevic e as forças sérvias são os principais responsáveis pelos conflitos ocorridos nos Bálcãs na última década.

A Iugoslávia aguarda uma ajuda financeira de US$ 100 milhões.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página