Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2000 - 15h58

Japão faz campanha para retomar pesca comercial de baleia

Publicidade

da Reuters
em Canberra (Austrália)

O Japão deu início nesta quinta-feira (15) a uma campanha publicitária contra a proibição mundial da pesca de baleia, esperando influenciar a opinião pública às vésperas da realização de uma importante conferência mundial sobre o assunto no próximo mês.

A conferência está marcada para ocorrer em Adelaide (sul da Austrália), local onde a campanha começou.

Os moradores da cidade foram bombardeados com panfletos comparando a proibição da pesca de baleia a impedir os australianos de comer tortas de carne, proibir os aborígenes de caçar cangurus ou deixar que os hindus impeçam o consumo de carne em todo o mundo.

O panfleto, distribuído pela Associação Japonesa de Pesca de Baleia, afirmou que a suspensão da prática, imposta há 14 anos pela CIPB (Comissão Internacional de Pesca de Baleia), havia colocado em risco os costumes tradicionais do Japão.

"O Japão está pedindo respeito à sua cultura e às suas tradições no que diz respeito às baleias", afirmou o panfleto.

A campanha publicitária antecede a reunião anual da CIPB, organização que reúne 40 países. O encontro deve se iniciar no próximo dia 4 de julho.

O Japão, maior consumidor de carne de baleia do mundo, abriu mão da pesca comercial do animal em obediência à proibição internacional imposta em 1986, mas pratica o que chama de pesca por "motivos científicos" desde 1987, como faz também a Noruega.

O aumento no número de baleias no mundo, porém, fez aumentar a pressão para que a pesca comercial do animal possa ser retomada.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página