Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2000 - 16h47

Executiva da UE anuncia visita de chanceler austríaco

Publicidade

da Reuters
em Bruxelas (Bélgica)

A Comissão-Executiva da UE (União Européia) disse nesta quinta-feira (15) que vai receber o chanceler austríaco Wolfgang Schuessel no próximo mês, aparentemente num esforço para provar que a Áustria está recebendo tratamento normal no bloco europeu.

A visita "de rotina" foi anunciada com quatro semanas de antecedência, num esforço claro para mostrar que a Comissão está tratando Viena com normalidade, apesar das graves tensões na UE provocadas pela participação da extrema direita na coalizão governista austríaca.

Num briefing diário à imprensa, o porta-voz da Comissão, Jonathan Faull, fez questão de chamar a atenção dos jornalistas ao acontecimento.

"Um anúncio prévio que acho que vai interessar a vocês: o chanceler austríaco Wolfgang Schuessel vai visitar a Comissão em 12 de julho, como parte dos intercâmbios de rotina entre chefes de governo e a Comissão", disse.

Na realidade, nas circunstâncias atuais, a visita do líder austríaco deve ser tudo menos normal.

Lideradas pela França e a Bélgica, os parceiros da Áustria na UE vêm evitando tratar com membros do gabinete austríaco desde que o conservador Partido do Povo, de Schuessel, aliou-se ao Partido da Liberdade, de extrema direita e partido de Joerg Haider, em fevereiro.

Eles consideram que o governo de coalizão representa ameaça aos direitos humanos e às minorias étnicas, embora reconheçam que até agora o novo governo austríaco não cometeu nenhum ato indevido.

A grande maioria dos austríacos, incluindo os oposicionistas socialistas, repudia a postura adotada pela UE. Recentemente a ministra austríaca do Exterior, Benita Ferrero Waldner, tachou os franceses e belgas de "hipócritas".

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página