Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2001 - 19h43

Leia sobre outros tiroteios em escolas dos EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

O tiroteio em uma escola secundária de San Diego, Califórnia, que aconteceu hoje e provocou a morte de dois alunos, é o último de uma série de incidentes violentos com armas de fogo protagonizado por estudantes em colégios dos Estados Unidos.

Esta é uma lista dos recentes casos de incidentes com armas de fogo em estabelecimentos de educação norte-americanos:

- 26 de setembro de 2000, em Nova Orleans (Louisiana, sul). Dois estudantes são feridos a bala em uma escola secundária.

- 18 de julho de 2000, em Seattle (Washington, noroeste). Um jovem de 13 anos que participava de um aula de verão dispara uma pistola em uma lanchonete escolar e ameaça outros estudantes, fugindo em seguida. Ninguém sai ferido.

- 29 de fevereiro de 2000, no estado de Michigan (nordeste). Uma menina de seis anos é morta após ser baleada por um companheiro da mesma idade em uma escola primária.

- 6 de dezembro de 1999, em Fort Gibson (Oklahoma, sul). Um estudante de 13 anos abre fogo, no início do ano letivo, e fere quatro companheiros.

- 21 de novembro de 1999, em Deming (Novo México, sul): Víctor Córdova, de 13 anos, mata com um tiro na cabeça uma colega de classe.

- 20 de maio de 1999, em Conyers (Georgia, sul). Seis estudantes do liceu Heritage são feridos por um jovem de 16 anos, que faz disparos com uma carabina na lanchonete.

- 20 de abril de 1999, em Littleton (Colorado, oeste). Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17 anos, matam 13 estudantes e um professor, antes de se suicidar.

- 21 de maio de 1998, em Springfield (Oregon, noroeste). Kip Kinkel, de 15 anos, dispara dentro de seu colégio. Dois companheiros morrem e outros 25 são feridos. Antes, o adolescente havia matado seus padres. Foi condenado a 112 anos de prisão.

- 24 de março de 1998, em Jonesboro (Arkansas, sul). Uma dupla de colegiais de 11 e 13 anos abre fogo sobre seus companheiros de classe, depois de disparar o alarme de incêndio para fazer com que saíssem do prédio. Quatro estudantes e um professor são mortos. Os dois adolescentes ainda estão presos a espera do julgamento que irá ocorrer quando completarem 21 anos.

- 1º de dezembro de 1997, em Paducah (Kentucky, leste). Michael Carneal, de 14 anos, dispara depois de um culto religioso em sua escola. Três adolescentes morrem e inco são feridos. O assassino é condenado à prisão perpétua.

- 1º de outubro de 1997, em Pearl (Mississippi, sul). Luke Wooddham, 16 anos, mata dois colegas e fere outros seis. Antes, havia cortado a garganta de sua mãe. Foi condenado à prisão perpétua.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página