Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2001 - 10h06

Veja os recentes roubos de explosivos atribuídos ao ETA na França

Publicidade

da France Presse, em Paris

O roubo de 1,6 tonelada de explosivos ontem à noite, perto de Grenoble (centro-leste da França), por un comando de ETA se soma à lista de outros similares atribuídos nos últimos dois anos à organização armada separatista basca.

O roubo mais importante atribuído ao ETA na França continua sendo o da Bretanha (noroeste da França), onde mais de oito toneladas de dinamite foram roubadas em setembro de 1999.

- 28 de setembro de 1999: um comando de sete ou oito pessoas neutraliza os seguranças de um armazém de dinamite industrial de uma companhia privada, a Titanite SA, em Plevin (Bretanha). O grupo, armado e encapuzado, se apodera de 8,3 toneladas de dinamite, 11,1 km de pavil detonador, 1.142 detonadores pirotécnicos e 4.612 detonadores elétricos, e foge em três furgões da empresa. Uma parte do roubo foi encontrada posteriormente.

- 3 de agosto de 2000: 14,7 kg de explosivos, assim como o mecanismo de ignição e detonadores foram roubados de um canteiro de obras perto de Pau (sudoeste da França) por dois homens armados e encapuzados, que sequestraram o chefe do canteiro.

- 22 de agosto de 2000: é descoberto o roubo de quase 48 kg de explosivos e 105 metros de pavios detonadores em um armazém da estação de esqui de Guzet, nos Pirineus franceses. O explosivo, do tipo Eurodyn 2000, era destinado a provocar avalanches. O armazém não fora inspecionado no mês anterior.

  • Leia mais no especial do ETA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página