Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2001 - 07h24

Explosão de carro-bomba mata um policial na Espanha

Publicidade

da Reuters, em Madri

Um policial morreu e outro ficou ferido na madrugada de hoje, após a explosão de um carro-bomba no norte da Espanha atribuída ao grupo separatista basco ETA.

Depois de receber um telefonema anônimo alertando sobre distúrbios na cidade de Hernani, várias patrulhas correram para o local indicado, encontrando um veículo cruzado na pista, segundo informou a polícia autônoma basca Ertzaintza.

O carro explodiu às 0h40 (hora local), atingindo os policiais que esperavam a chegada de um guincho para remover o veículo.

Os dois policiais ficaram feridos e foram transportados para um hospital de San Sebastián, onde um deles, Iñaki Totorika Vega, de 25 anos, faleceu pouco depois. O outro policial está internado com ferimentos leves.

Vários políticos condenaram o atentado e expressaram solidariedade com a vítima fatal e com a Ertzaintza.

"O ETA volta a atacar a sociedade basca e uma pessoa dedicada à essa sociedade", disse o porta-voz do governo basco, Josu Jon Imaz.

O veículo utilizado no atentado foi roubado à mão armada na noite de ontem por dois indivíduos que se identificaram como membros do ETA, segundo informou a Ertzaintza. A vítima do assalto foi encontrada amordaçada numa estrada de Hernani às 1h30 de hoje.

Desde o fim da trégua, em 1999, o ETA já matou 27 pessoas.

  • Leia mais no especial do ETA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página