Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2001 - 07h36

Zapatistas são recebidos nas proximidades da capital mexicana

Publicidade

da France Presse, em Milpa Alta (México)

Milhares de pessoas receberam na noite de hoje em Mipa Alta, a 20 km da Cidade do México, os comandantes zapatistas. Os líderes foram incessantemente aplaudidos, e o subcomandante Marcos homenageou as mulheres, porque "sem elas não se pode transformar o mundo". A fachada da prefeitura estava coberta com as cores do movimento Zapatista.

Após várias horas de espera, os mais variados tipos de habitantes, de crianças a idosos, foram ao encontro dos 24 encapuzados comandantes do EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional), que vêm em marcha das selvas de Chiapas, e pretendem pressionar o Congresso para a aprovação da lei de cultura e direitos indígenas.

"Não estão sozinhas, não estão sozinhas", gritaram cerca de 15 mil pessoas durante o discurso das quatro comandantes da delegação.

Marcos, o mais assediado, falou rapidamente. Ele citou o Dia Internacional da Mulher, afirmando: "Chegamos aqui, e aqui estamos, porque o cérebro, o motor que tornou possível a nossa presença aqui foram as mulheres".

A praça principal de Milpa Alta estava repleta de pessoas, que esperaram até oito horas pelos comandantes e os 5.100 integrantes da marcha.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página