Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2001 - 10h41

Líder judeu vai processar Haider por comentário anti-semita

Publicidade

da Reuters, em Viena

Um advogado de Ariel Muzicant, líder da comunidade judaica da Áustria, disse que seu cliente planeja processar o líder da extrema direita do país, Joerg Haider, por tê-lo insultado.

O advogado Gabriel Lansky disse na noite de ontem que Muzicant iniciaria uma ação legal na próxima semana contra comentários feitos por Haider num discurso em 28 de fevereiro, descritos como anti-semitas.

Haider fez uma referência ao primeiro nome de Muzicant, comparando-o ao de uma conhecida marca de sabão em pó. "Eu não entendo como alguém cujo nome é Ariel possa ter tantas manchas", disse.

O Partido da Liberdade, ainda dominado por Haider apesar de sua renúncia da liderança no ano passado, disse que o comentário não foi anti-semita.

O líder do Partido da Liberdade no Parlamento disse que a ameaça de processo era uma reação exagerada e "mal-humorada''.

Haider, cujo partido vem governando a Áustria em coalizão com os conservadores do chanceler Wolfgang Schuessel desde fevereiro de 2000, é conhecido internacionalmente por seus comentários polêmicos sobre o passado nazista da Áustria, pelos quais ele já se desculpou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página