Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2001 - 19h53

Ex-presidente dos EUA será observador de eleições no Peru

Publicidade

da France Presse, em Lima

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter vai liderar uma delegação de observadores internacionais das eleições gerais de 8 de abril no Peru, quando o país escolherá o novo presidente e 120 deputados, anunciou o representante do Instituto Nacional Democrata para Assuntos Internacionais (NDI) e o Centro Carter.

Arturo Valenzuela, chefe da delegação do NDI/Carter, que visitou o Peru na última semana para analisar o processo eleitoral, disse que a missão presidida por Carter contará com a presença do ex-presidente da Guatemala, Ramiro de León, e Peter McPherson, representante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.

"Levando em consideração a pouca confiabilidade das pesquisas de boca de urna, a delegação recomenda o uso de contagens rápidas para dar segurança à população", afirmou.

Segundo Valenzuela, "a delegação concluiu que o governo transitório do presidente Valentín Paniagua ofereceu as condições necessárias para que as eleições presidenciais e legislativas sejam livres, transparentes e legítimas".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página