Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2001 - 08h49

Partido Verde da Alemanha apóia asilo político e imigração

Publicidade

da Deutsche Welle

A convenção do Partido Verde da Alemanha, realizada em Stuttgart neste sábado, adotou uma clara posição favorável à concessão de asilo político sem restrições e a uma política de atrair imigrantes.

Essa decisão representa uma vitória da ala progressista dos verdes, que ficou reforçada ontem com a eleição de Claudia Roth, para o cargo de presidente.

Outra importante decisão deste congresso estipula a separação entre cargos de ministros e deputados. Todos os deputados do Partido Verde que assumirem cargos ministeriais terão automaticamente que renunciar ao seu mandato no Parlamento federal. Esta resolução, introduzida pela ala esquerdista, foi aprovada por 333 votos favoráveis e 324 contrários.

Também por apertada votação, os delegados verdes contestaram a linha da cúpula, adotando resolução favorável à restauração do direito automático ao asilo, por razões humanitárias ou políticas.

Este direito, estipulado pelo artigo 16 da Lei Fundamental da Alemanha, foi restringido em 1993 durante o governo de democratas-cristãos, com o apoio de deputados social-democratas parceiros dos verdes na atual coalizão.

Com sua resolução de apoiar a imigração por imperativos econômicos, os verdes pretendem suprir a carência de mão-de-obra na Alemanha. Eles propõem para os diferentes setores do mercado de trabalho um sistema de cotas flexíveis, a serem redefinidas a cada dois anos. Os imigrantes devem a possibilidade de continuar vivendo e integrar-se na sociedade alemã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página