Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2001 - 15h04

Organização acusa Haider de anti-semitismo

Publicidade

da France Presse, em Viena

O líder da extrema-direita da Áustria, Joerg Haider, foi acusado hoje por uma organização de luta contra o anti-semitismo em Nova York de "usar estereótipos anti-semitas" em seus discursos políticos.

O Departamento de Estado norte-americano também considerou "inadmissíveis" os recentes ataques de Haider ao chefe da comunidade judaica austríaca, Ariel Muzicant.

"O extremista de direita Joerg Haider ultrapassou os limites em relação aos estereótipos anti-semitas", escreveu a organização "Liga Anti-Difamação", em comunicado divulgado por seu escritório.

Dia 28 de fevereiro passado, Haider, imitando a propaganda de um produto de limpeza, havia declarado: "Não compreendo como alguém que se chame Ariel (o presidente do Consistório israelita Ariel Muzicant) possa ter as mãos tão sujas".

Haider fazia alusão, assim, a quase US$ 40 milhões de dívida da comunidade judaica austríaca, que precisou pedir auxílio estatal para honrar o pagamento.

A comunidade israelita gastou essa soma de dinheiro principalmente na manutenção de um asilo de anciãos, várias escolas, um centro de formação profissional e atividades de caridade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página