Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2000 - 18h11

Onda de calor pode ter matado 9 na Califórnia

Publicidade

da Reuters
em San Francisco (EUA)

Pelo menos nove pessoas podem ter morrido em consequência de uma onda de calor fora de temporada no norte da Califórnia, anunciaram nesta sexta-feira (16) autoridades locais. Entre as vítimas estão um homem de 90 anos de idade e uma mulher de 88.

Barbara Pletz, diretora dos Serviços Médicos de Emergência de San Mateo, ao norte de São Francisco, disse que as vítimas são idosos que sofreram complicações por causa do calor recorde (42,7 graus) que atingiu a região na quarta-feira.

Autoridades disseram que nenhuma das mortes pode ser atribuída ao calor enquanto as autópsias não forem concluídas. "Temos que esperar pelos exames toxicológicos e ver o que os patologistas dizem", afirmou um porta-voz dos serviços locais.

Mas técnicos do serviço médico afirmaram que o calor recorde foi definitivamente uma causa das mortes, numa região onde normalmente os verões são amenos. Muitos temem que o número de vítimas seja ainda maior.

Segundo meteorologistas, a onda de calor, que começou na terça-feira e atingiu o auge na quarta-feira, aconteceu por causa de uma corrente de alta pressão que instalou-se sobre a região, afastando as brisas marítimas que normalmente sopram ar fresco na área de São Francisco.

Na quarta-feira, as temperaturas voltaram ao normal (18°C).

As temperaturas naquela região devem ser normais durante o fim de semana, mas o calor pode voltar na próxima semana, segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página