Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2001 - 11h40

Fracassa votação no Parlamento para derrubar ministro alemão

Publicidade

da Deutsche Welle

Os deputados do Parlamento alemão (Bundestag) deram um voto de confiança ao ministro do Meio Ambiente, Jurgen Trittin, do Partido Verde. A moção para exigir sua renúncia, apresentada pela oposição conservadora e apoiada pelos liberais, foi derrotada por 320 a 235 votos; isto é, 85 votos de diferença.

A bancada conjunta da União Democrata-Cristã (CDU) e União Social-Cristã (CSU) no Parlamento exigiu a demissão do ministro porque Trittin havia comparado o secretário-geral da CDU, Laurenz Meyer, a um skinhead (radical de direita).

Numa entrevista, Trittin havia dito que o secretário-geral do maior partido de oposição da Alemanha "não tem só a aparência de skinhead, mas também mentalidade de skinhead".

Ele disse isso ao rechaçar as críticas de Meyer a uma decisão tomada na convenção nacional do Partido Verde, no final de semana, para liberalizar a lei de asilo político.

A oposição não se satisfez com o pedido de desculpas do ministro, que só ocorreu depois da pressão do chanceler federal Gerhard Schroeder, numa reunião de gabinete convocada às pressas na quarta-feira (14).

Vários políticos, inclusive do partido Verde, haviam criticado a comparação feita por Trittin, mas consideram o caso encerrado depois do pedido de desculpas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página