Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2001 - 21h35

Rússia envia avião para transportar reféns libertados

Publicidade

da Reuteres, em Medina (Arábia Saudita)

Mais de 150 reféns libertados devem deixar a Arábia Saudita amanhã depois que soldados sauditas invadiram um avião russo sequestrado por supostos militantes tchechenos.

Três pessoas foram mortas quando as tropas entraram na aeronave na sexta-feira, depois que as negociações foram interrompidas quando os sequestradores ameaçaram explodir o avião, que forçaram pousar na cidade sagrada de Medina.

``Um avião russo está a caminho para levar os reféns. Nós esperamos que eles deixem a Arábia no sábado'', disse um diplomata russo na Arábia Saudita.

Autoridades sauditas disseram que os soldados mataram um dos sequestradores depois dele ter assassinado com uma facada uma aeromoça do avião.

Os sequestradores raptaram o Tupolev ontem, depois de ter partido de Istambul, e o forçaram a pousar na Arábia Saudita. Lá eles exigiram que a Rússia cancela sua campanha militar na Tchechênia.

A agência russa de notícias Interfax disse que o assessor presidencial russo Sergei Yastrzhembsky comemorou a operação saudita de resgate.

O ministro do Interior da Arábia Saudita, príncipe Nayef, disse que seu país recusou uma oferta russa de envio de uma equipe de especialistas em operações de resgate.

Extradição

O governo saudita não disse quantos sequestradores foram presos, mas a televisão do país mostrou imagens de três homens no chão com as mãos amarradas nas costas. A Rússia disse que havia quatro sequestradores.

Um diplomata russo disse que seu país planeja pedir a extradição dos sequestradores. O governo saudita não fez comentário oficial sobre o assunto

O avião tinha 162 passageiros e 12 tripulantes quando foi sequestrado. Mais de 40 reféns foram soltos ou escaparam em Medina antes do avião ser invadido pelas forças especiais sauditas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página