Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2001 - 10h21

Macedônia prepara novos ataques a guerrilheiros albaneses

Publicidade

da Reuters, em Tetovo (Macedônia)

As forças do governo da Macedônia ainda não deram sinais hoje de que vão investir contra as posições dos supostos guerrilheiros de origem albanesa, nos morros próximos da cidade.

Entretanto o Exército levou ontem tanques e centenas de soldados até a área. Um porta-voz do governo afirmou que uma ''operação final'' estava sendo preparada para expulsar os rebeldes.

Tropas do Ministério do Interior vêm atacando alguns pontos das montanhas nas proximidades de Tetovo há seis dias.

Um porta-voz do governo na capital do país, Skopje, disse hoje que as forças de segurança macedônias haviam destruído o principal refúgio dos guerrilheiros nas montanhas próximas da cidade, que possui cerca de 70 mil habitantes.

"As forças de segurança da Macedônia irão em breve dar início a uma operação final para destruir os terroristas'', disse o porta-voz, Antonio Milosoviski.

Os ataques do governo começaram há uma semana e, segundo as autoridades do país, visam fazer retroceder as centenas de guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (NLA).

Um comandante da guerrilha afirmou ontem que os rebeldes mantinham suas posições apesar dos pesados bombardeios, e que as forças do governo estavam retrocedendo rumo a Skopje.

Os macedônios de origem albanesa respondem por cerca de um terço da população de 2 milhões de pessoas do país. Tanto o governo macedônio quanto o Ocidente temem que esse novo foco de conflito possa detonar uma outra guerra nos Bálcãs.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página